Hidden World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hidden World

www.hiddenworld.aforumfree.com
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 INFORMAÇÃO.

Ir para baixo 
AutorMensagem
louie_louie

louie_louie


Mensagens : 86
Data de inscrição : 14/11/2008

INFORMAÇÃO. Empty
MensagemAssunto: INFORMAÇÃO.   INFORMAÇÃO. EmptyDom Jan 18, 2009 9:39 pm

Na sexta-feira passada deram-se incidentes nas ruas de almada que merecem ser divulgados e que merecem até alguma reacção da nossa parte e algum sacrifício e a fastamento das nossas preocupações mesquinhas do dia-a-dia e do comodismo/indiferença que a todos afecta.

Como pessoas que se proclamam (bem ou mal) e se consideram (bem ou mal) de certa forma socialmente conscientes e ate activos, acções destas não nos podem (ou não devem) passar ao lado, como notícias de injustiças passadas em terras longínquas e sentidas apenas através de um ecrã de computador ou tv ou impressas num papel de jornal.

Bem, de um modo geral o que se passou foi que 6ª feira à tarde aconteceu uma especie de reclaim the streets na dita "zona pedonal" de almada, recentemente criada com as obras do metro. O que se passa é que essa "zona pedonal" é muito pouco pedonal. Ou seja, aí continuam a passar umas quantas carreiras de autocarros, inúmeros veículos com "autorização especial", sejam eles de abastecimento às lojas e cafes que ai se situam ou outra coisa qqer. Isto além dos veículos dos habitantes dessa zona que não são poucos. Enfim, quem conhece essa zona sae que há sempre algum/alguns veículos ai a passar. O problema é que isto acontece sem haver um mínimo de segurança para os peões (a quem pretensamente essa zona é destinada) na medida em que quase não há sinalização a indicar o trânsito automóvel, nem passadeiras nem nada disso e a velocidade máxima de 10km/h é sempre desrespeitada (ou, melhor dizendo, praticaente impossivel de cumprir). Bem, foi partindo destas premissas que se procurou "festejar" a presença humana nas ruas e usufruir da pelo menos aparente prevalencia do humano sobre a maquina nessa area. Houve música, lanches, panfletos...

E tudo isso foi interrompido pela brutalidade e violencia da bofia de almada. Eu não pude estar la para ver mas ao que parece irromperam na direcção das pouquíssimas dezenas de pessoas que se juntaram, empurrando pessoas ao chão (idosos e mães com crianças) e obrigando a dispersar. Aparentemente sem qualquer espécie de abordagem, "pedido" ou aviso prévio. Assim, sem mais, para que o transito automóvel na "zona pedonal" não fosse perturbado pelos peões.

Mas o melhor mesmo é tirarem as vossas conclusões. POR FAVOR abram esses links, tenham conhecimento disto, até para evitar o "diz que disse". É o testemunho de inúmeros presentes que postaram em blogs... Sim, porque isto foi completamente silenciado nos meios de comunicação "oficiais". Eu pelo menos não ouvi falar em nada. A desinformação é real. E mais ainda, os policias obrigaram as pessoas a apagar as fotografias que tinham nas máquinas para que não houvesse testemunhas de nada disto, e como podem ver não encontram nenhuma dos actos de violência. É terrível...

POR FAVOR LEIAM, MESMO QUE NA DIAGONAL...

http://supergreenme.blogspot.com/2009/01/ontem-fui-relembrada-pouco-suavemente.html

http://utopia-dos-sentidos.blogspot.com/2009/01/zona-pedonal-de-almada.html

http://gaia.org.pt/node/14730

http://pimentanegra.blogspot.com/2009/01/aconteceu-em-almada-polcias-recorrem.html

Este parece.me relevante essencialmente por fazer uma compilação de links para esta notícia, com diferentes relatos e visões, incluindo as brevese deturpadas notícias que apareceram nos media, nomeadamente no IOL (http://diario.iol.pt/sociedade/almada-psp-manifestacao-policia-protesto-detencoes/1033520-4071.html) que da que pensar na forma como as notídias sao mesmo deturpadas/manipuladas:

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/141099.html



É isto... por favor, queiram saber. E eu, se n tiver de estar no escritório na prox. 6ª à tarde, estarei ali na praça do MFA. O apelo está lançado:
Citação :
23 de Janeiro às 16 h. - Novo encontro cívico no mesmo local para celebrar e defender a zona pedonal em Almada, contra a invasão abusiva de carros e de outras «máquinas» agressivas e violentas…
Ir para o topo Ir para baixo
 
INFORMAÇÃO.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Hidden World :: hidden world :: Geral-
Ir para: